História de Piedade dos Gerais
História de Piedade dos Gerais
Publicado em 08/05/2023 08:40
Nossa História
A região foi descoberta e povoada nos tempos coloniais, não se sabe exatamente a data, por um português de nome Francisco Sobreira, juntamente com os outros patrícios seus e também africanos em suas andanças pelo Alto do Vale do Rio Paraopeba. Sobreira fixou residência no lugar denominado "Santana do Paraopeba" hoje distrito de Belo Vale.
Sobreira mandou erguer capelas nos arredores do povoado, para as quais trouxe de Portugal três imagens sendo duas de Santana e um do Senhor do Bonfim. A partir dessas capelas foram surgindo os povoados que receberam denominações dos santos de sua devoção.
Assim surgiu o povoado de Nossa Senhora da Piedade dos Campos Gerais, que até 1840 pertencia à Paróquia de Bonfim. A partir dessa data, o curato de Nossa Senhora com lei No. 5184 foi elevado à paróquia, ficando desmembrada de Bonfim.
O primeiro vigário foi o Padre Francisco de Paula Gonçalves. Aos sete de setembro de 1923 o distrito de Nossa Senhora da Piedade passou a ser denominado Piedade dos Gerais. O distrito foi emancipado de Bonfim em 1962 tornando-se então município pela Lei No. 5 2764.
por Comunicação